Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

Brasileirão Última Rodada - Uma solução que pode virar Problema

A CBF visando evitar o tradicional corpo mole que ocorreu nas edições anteriores do Brasileirão quando os times que não almejavam mais nada na competição, simplesmente não jogaram contra equipes candidatas ao título para prejudicar seus rivais locais que também sonhavam com a conquista. Flamengo, Fluminense e São Paulo tiveram a ajudinha dos rivais nas últimas rodadas e se sagraram campeões. Eis que surge a seguinte medida. "Clássicos regionais nas últimas rodadas do Brasileirão para evitar corpo mole". A lógica é verdadeira. Quem vai querer fazer corpo mole quando seu maior rival está prestes a conquistar um título? Ou ainda uma vaga na Libertadores? Ou ainda fugir do Rebaixamento? Para a Globo e Band a audiencia vai ser fantástica, pois sempre os Clássicos por si só já chamam a atenção, ainda mais com esses aperitivos por fora. O problema é que estamos no Brasil e vocês sabem como são os torcedores daqui. O dia 4 de Dezembro de 2011 pode ficar marcado na vida de alguns Policiais que se não tiverem uma estratégia boa, vão pagar caro por isso.


Vamos a alguns exemplos pegando a tabela como está se encaminhando agora em Outubro para fazer algumas previsões:



CORINTHIANS X PALMEIRAS - Esse clássico já proporcionou várias cenas de violencia. Não importa o campeonato disputado, sempre há polêmica. Corinthians briga pelo título e Palmeiras já não almeja nada, porém não ver o rival vencer o Brasileirão vai ser uma grande conquista. As duas torcidas já protagonizaram cenas de violencia dentro do próprio clube e independentemente do resultado haverá faíscas de ambas as partes.

SÃO PAULO X SANTOS - É um jogo no qual não acredito em grandes confusões. Apesar da rivalidade ser acirrada, o Santos estará 100% focado no Mundial e acredito que a torcida esteja também envolvida com esse campeonato. O Santos já está na Libertadores e não tem pretensões de título. Já o São Paulo luta pelo Brasileirão e o mínimo que eles conseguirão é uma vaga na competição continental.

INTER X GREMIO - Considerada por muitos como a maior rivalidade do Brasil, esse jogo tem tudo para pegar fogo após o apito final. Inter tem chances de título e o mínimo que o Colorado vai lutar é a Libertadores. Já o Gremio tem chances remotas, mas nem por isso vai facilitar. Já ouviu falar que Grenal é um campeonato a parte? Seja qual for o resultado, haverá provocações e consequentemente, trabalho da polícia.


CRUZEIRO X ATLETICO/MG - Sete Lagoas vai ficar pequena. Ainda bem que o Mineirão está em obras, pois na situação em que os dois se encontram hoje, BH se tornaria o berço da tensão. Os dois correm sérios riscos de rebaixamento e a depender dos resultados podem acordar juntos na Série B. Esse clássico me preocupa, pois nenhum torcedor brasileiro imaginaria que as duas equipes passariam por essa situação. O Cruzeiro principalmente, pois deu show na primeira fase da Libertadores e tem um elenco qualificado e apontado por muitos no início do Brasileiro, como forte candidato ao título nacional.

ATLÉTICO/PR X CORITIBA - O famoso Caldeirão da Baixada vai ferver mais ainda com esses ingredientes. Atlético/Pr com sério risco de rebaixamento e o Coritiba com chances reais de enterrar seu rival, bater no peito e dizer: - Ontem eu estava lá e agora te mandei para o mesmo Inferno para você viver o que eu vivi. A chance da redenção do Coritiba aliado ao desespero do Atlético/Pr podem fazer desse jogo, um dos mais tensos dessa última rodada. As duas torcidas inclusive já trocaram farpas em outras oportunidades e agora a história pode se repetir.

AVAÍ X FIGUEIRENSE - A Ressacada certamente vai ser palco de muita embriaguez. Isso porque uns podem comemorar a ida a Libertadores e o outro amargar o declínio a Série B. Ou o contrário, um pode colocar água no chop e nas pretensões do outro. O Avaí se manteve nas últimas colocações na maioria do Campeonato e esse jogo pode repetir a história do Atletiba. O Figueirense pode mandar o rival para o Inferno depois de ter vivido na pele as chamas da Série B. Promessa de muita faísca.

BOTAFOGO X FLUMINENSE - Que eu me lembre esse clássico nunca trouxe grandes episódios de violencia, mas as circunstancias nas quais estão envolvidos podem deixar o jogo quente, aliás fervendo. Ambos brigam pelo título, assim como Flamengo x Vasco e a vaga na Libertadores também estará em xeque. Essas equipes estão fazendo bonito dentro de campo e resta torcer para que quem vá ao estádio faça a mesma coisa.

FLAMENGO X VASCO - O jogo que mais me preocupa. Primeiro porque não sabemos nem onde eles vão jogar, uma vez que o Botafogo garantiu o Engenhão para jogar o clássico com o Flu. Jogar em São Januário é preocupante, pois as imagens de 2000 ainda estão vivas na memória do torcedor vascaíno. E jogar em Volta Redonda também não é o indicado, pois o gramado é horrível e pode comprometer diretamente o andar da partida. Ambas equipes são candidatas fortes ao título e certamente irão encher a casa. A rivalidade não preciso nem dizer que é forte, a maior do estado do Rio de Janeiro. Há uma grande chance do título ser decidido nesse jogo e a emoção no final pode dar lugar a tristeza e a violencia. Ver o maior rival ganhar um título brasileiro, sendo que o outro tinha chances reais, não vai ser tarefa fácil para quem não tem sangue de barata. Policiais, abram o olho.

Ainda faltam BAHIA X CEARÁ e ATLETICO/GO X AMERICA/MG, sendo que esse último certamente vai ser o jogo mais tranquilo da rodada. O América/MG apesar de contar com minha torcida, já estará rebaixado e o Atletico não almeja mais nada. No outro jogo ainda temos chances de presenciar momentos de violencia, pois se trata de um clássico nordestino onde ambas lutam contra o rebaixamento. É bom também não vacilar.

Se os torcedores brasileiros fossem educados, essa medida da CBF seria maravilhosa, porém a verdade é outra. Temos medo de ir aos estádios por causa dos vândalos que vão para lá para fazer baderna e esquecem do principal que é torcer. Os policiais terão muito trabalho e vamos ficar na torcida para que não aconteça nada de grave com eles e com as pessoas de bem. Sei que é dificil, mas eu queria estar enganado quanto a isso. Gostaria de apenas relatar as emoções das ultimas rodadas. Quem sabe as torcidas se conscientizam e a gente presencia um grande espetáculo com famílias unidas indo ao estádio com as camisas do seu time. Acho que tive um devaneio. Mas é isso pessoal!