Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Se o Galo é forte e vingador será que Ronaldinho Gaúcho vai vingar por lá?


Em outros posts já mencionei o Flamengo como time que torço e logicamente eu não poderia deixar de comentar a saída conturbada do Sr Ronaldo e a transferência para o Atlético Mineiro.

Em 2011 ele chegou com uma apresentação de gala diante de 20 mil torcedores e com status de “A contratação do Futebol Brasileiro”. O salário de 1mi e 200 mil era até justo, afinal Ronaldinho Gaúcho já foi eleito duas vezes o melhor do mundo, ganhou uma Copa e iria jogar no time de maior torcida do Brasil.

O ano passou e o Fla só ganhou um carioqueta, pouco para um elenco que ainda tinha Thiago Neves, Alex Silva, Willians, Léo Moura... O Flamengo tinha pelo menos no papel, um elenco para disputar as primeiras posições do Brasileirão. Nem tudo que reluz é ouro e o nosso querido Ronaldinho Gaúcho começa a avacalhar. Uma conjuntivite o tirou do treino, mas não do show de pagode do dia anterior. No Carnaval desse ano, ele encheu o rabo de cachaça, sendo que na Quarta Feira de Cinzas tinha semifinal contra o Vasco e o que aconteceu? Não jogou absolutamente nada e o Fla foi eliminado. As noitadas foram ficando frequentes e o desempenho em campo cada vez mais pífio. Ronaldinho não era sombra daquele de 2006. Tudo bem que cobrar dele o mesmo futebol que o consagrou é exagero, mas se houvesse mais comprometimento, ele jogaria 60% daquilo e já estaria de bom tamanho. Reflexos disso apenas naquele jogo memorável contra o Santos e contra os reservas do Avaí, na primeira rodada do Brasileirão de 2011. O que vimos no Flamengo foi um Ronaldinho apático que não justificava o salário que ganhava.

Em 2012 o negócio ficou mais tenso ainda. Dormiu com uma mulher na concentração, ameaçou não viajar para disputar uma partida da Libertadores e ainda ganhou uma quebra de braço com o técnico Vanderlei Luxemburgo. Pior para ele que acabou sendo demitido. Uma quebra de hierarquia total, onde Ronaldinho rezou a missa dando sermão em direção a Luxemburgo e Patrícia Amorim disse Amém. Além disso, alegou insônia para não treinar, chegou embriagado e definitivamente não jogou absolutamente nada.

E aí que entra o Galo Mineiro. Vale a pena investir em um jogador assim, por mais que o passado dele seja brilhante? Eu sei que em Minas Gerais existe uma torcida organizada chamada Galoucura e eu tenho certeza que além deles, os demais atleticanos estão loucos de raiva. Tudo bem que o contrato é de seis meses, mas um jogador desse só faz tumultuar o ambiente. Cuca com seu temperamento forte também já vai ser logo o primeiro a picar a mula, pois não ganhará essa quebra de braço. Contratar Ronaldinho Gaúcho nessas condições é queimação. Ele não vai jogar nada, o investimento é alto e o ambiente passará por uma grande crise. Imagine você no ambiente de trabalho. Chega no horário, cumpre a sua rotina, é disciplinado e ganha R$800,00. Aí chega um mané que se atrasa, não cumpre a rotina, chega sem condições de trabalho, banca o mandão sem ser chefe e ganha R$ 2700,00. Passa logo pela sua cabeça: Por que esse infeliz ganha mais do que eu sendo faço bem mais do que ele? Começa a crise, o ambiente tumultuado e aquela vontade de não querer sair da cama. Isso é sério e contagia a todos. O futebol também é assim. O Atlético Mineiro vai ter que se virar nos 30 com muito jogo de cintura para que o time se saia bem nas competições que está disputando.

Numa pesquisa feita pela Globo, antes da contratação, quase 70% dos atleticanos eram contra a vinda do Gaúcho. E agora será que esse número aumentou? Já tem até boate dando as boas vindas a ele. Parece piada não é? O hino diz que o Galo é forte e vingador, então resta saber se o Sr Ronaldo vai vingar, pois essa resposta ainda é uma incógnita. Pela personalidade dele e o que foi mostrado no Flamengo, vai ser difícil ele apresentar um futebol digno de seleção brasileira. No máximo ele vai ser um jogador para compor elenco e deve aceitar o fato de terem jogadores melhores do que ele na atualidade. Já tá na hora do Gaúcho esquentar um banco de reservas e que isso aconteça no Atlético.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Anderson Silva Vs Chael Sonnen: A disputa pelo cinturão da arrogância no UFC.


No dia 7 de Julho de 2012, Las Vegas será o palco da tão aguardada revanche entre Anderson Silva vs Chael Sonnen. Em 2010, ambos se enfrentaram na disputa do cinturão da categoria médio e apesar do domínio de Sonnen em todos os rounds, Anderson Silva conseguiu uma finalização nos últimos minutos da luta e conseguiu a vitória. Sonnen não engoliu até hoje essa derrota e se auto proclama o verdadeiro campeão dos médios.

Como lutadores ambos já possuem um grande número de vitórias, porém Anderson Silva leva vantagem por ser o campeão e manter o cinturão por 9 combates. É bem verdade que nessa categoria a competitividade não é tão grande como no meio-pesado, onde o cinturão já passou por vários lutadores até encontrar em Jon Jones, o seu detentor e adversário a ser batido. A personalidade de ambos é o que chama a atenção dentro e fora do octógono. Anderson Silva e Chael Sonnen já protagonizaram intensas provocações entre si e com outros adversários.
Vamos começar pelo falastrão como é conhecido o estadunidense Chael Sonnen. Ele já humilhou o Brasil e os brasileiros por diversas vezes e é mais lembrado na mídia por suas provocações do que pelas conquistas. Chael Sonnen já disse que o Brasil é um país sem computadores e que as crianças brincam na lama, ou seja, nos colocou como um local subdesenvolvido e em plena miséria quando na verdade somos uma das economias mais importantes do mundo.

Não bastassem essas idiotices, ele resolve também atacar os lutadores brasileiros. O próprio Anderson Silva é o alvo preferido dele, o qual o define como “farsa”. Ele teve a coragem de ir a um programa de TV com uma réplica de um cinturão se auto intitulando “verdadeiro campeão” e disparando contra Anderson Silva chamando-o diversas vezes de fraude. Wanderlei Silva que é lenda no Japão por ser campeão do extinto Pride também já foi vítima dos ataques do falastrão. A falta de respeito foi tão grande que o “Cachorro Louco” foi chamado de ex-brasileiro e inválido por morar nos Estados Unidos e não conseguir repetir as atuações que o consagraram no Japão. E para piorar, o falastrão não tinha o que fazer e foi mexer com os irmãos Nogueira, que são lendas no esporte e são conhecidos por não entrar em contenda com ninguém. Minotauro repudiou tais provocações e disse que isso só alimenta o preconceito nos Estados Unidos, país que segundo ele, não é receptivo aos latinos americanos.

Eu queria poder dizer que eu estava louco para o Anderson Silva quebrar a cara desse infeliz, mas olhando o histórico do “Spider”, percebe-se que o brasileiro também já deu suas escorregadas. A pior delas em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos contra Demian Maia, quando sua performance beirou o ridículo e fez o próprio presidente Dana White esbravejar e sair sem ver o final da luta. O comportamento durante a luta foi altamente desrespeitoso a Demian Maia, que é brasileiro e merecia muito mais respeito. A torcida em Abu Dhabi começou gritando “Silva Silva” e depois passou a gritar “Maia Maia”. 

Anderson Silva passou a maior parte do tempo provocando Maia, chamando seu compatriota para luta sem demonstrar respeito e dançando no octógono. Além disso, Anderson ainda deu tapas em seu próprio rosto e abaixou a guarda, mostrando que seu oponente não tinha como vencer o campeão. Anderson Silva venceu a luta por decisão unanime dos jurados, mas saiu altamente vaiado de Abu Dhabi. Dana White ficou enfurecido e disparou: - Nunca estive tão constrangido. Isso foi uma desgraça e é sem dúvida o meu pior momento como presidente do UFC. Era um grande evento para nós e ninguém apoiou Anderson mais do que eu. Acho que ele tem muito talento, mas se você tem tanto talento, seja como Mike Tyson. Derrote o outro cara em dois minutos ao invés de ficar brincando como um idiota por cinco rounds. Foi a coisa mais horrível que já vi. Não sei por que ele agiu daquele jeito. O pior é que ele acha que não precisa se desculpar com os fãs. Eu estou pedindo desculpas, e eu não agi como um idiota durante os cinco rounds. Depois do caso passado, Anderson Silva pede desculpas a Demian Maia que logicamente não aceitou.

E a história quase se repete no primeiro UFC Rio, onde o “Spider” defendeu seu cinturão contra o japonês Yushin Okami, mas a mídia não caiu em cima porque a luta não passou do 2º round. O oponente claramente era mais fraco, mas isso não dá o direito de ser humilhado dentro do octógono. Não teve relatos de provocações, dancinhas e tapas na cara, mas algo me chamou a atenção na luta, mas não vi grandes comentários. Em dado momento da luta Anderson Silva derruba seu oponente e ao invés de encerrá-la com nocaute ele prefere por as mãos na cintura, abrir a guarda e chamar seu adversário para se levantar e apanhar novamente. Uma tremenda humilhação para o japonês que se levantou e infelizmente para minha torcida apanhou, caiu novamente e levou o nocaute. Para mim isso também é uma falta de respeito com o adversário. É como se ele falasse: - Eu poderia te dar uma surra agora, mas não quero terminar a luta, pois quero te bater mais e dar show em meu país, então se levante, pois assim tá muito fácil.

E quem se lembra da “Luta do Século” entre Anderson Silva vs Vitor Belfort? Mas Anderson Silva não achou que a luta devesse ganhar esse título, uma vez que a luta do século seria entre ele e o clone dele. Baita arrogância não é verdade?
Que o Anderson Silva é o melhor lutador de MMA do mundo, ninguém duvida, mas em minha opinião isso não dá o direito para ele desrespeitar seus adversários, uma vez que ele é referencia para outros lutadores e fãs do esporte. Ele é considerado o melhor lutador peso por peso do mundo e deveria usar esse título com bastante humildade para cativar e aumentar ainda mais a sua lista de admiradores. Chael Sonnen não é nada e ainda bota banca de melhor lutador de todos os tempos. O cara já perdeu 11 vezes sendo 4  para brasileiros, todas por finalização. Vai ver é por isso que ele tem tanto ódio dos lutadores brasileiros e essa lista pode aumentar com uma possível luta contra Vítor Belfort e até mesmo Wanderlei Silva que já foram desafiados pelo falastrão. O combate de 7 de julho só vai mostrar quem é o mais arrogante, alimentando para o vencedor um sentimento de superioridade onde quem vencer vai bater no peito e dizer: Tá vendo só? Eu disse a você que eu era o cara!

Apesar da luta passada ser dominada por Chael Sonnen, Anderson Silva não terá dificuldades para vencer essa luta, já que estará inteiro sem costelas quebradas e mais preparado. As provocações de Sonnen também servirão como motivação para o “Spider” que por sua vez terá que se concentrar bastante para não provar do próprio veneno dentro do octógono, já que é bem provável que o estadunidense repita com o brasileiro o que ele fez com Demian Maia. O Cinturão da Arrogância estará em disputa logo logo e em breve saberemos com a incrível narração de Galvão Bueno quem será o campeão da categoria médio do UFC.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Espanha de Luto: Barcelona e Real Madrid se despedem da Liga dos Campeões e frustram o sonho da Grande Final do Milênio.


O Futebol realmente é apaixonante e que ninguém duvide disso. Creio que 97% dos entendedores de futebol apostariam numa final de Liga dos Campeões entre Barcelona e Real Madrid. A Final do Milênio entre o maior vencedor da Liga dos Campeões e o maior time da atualidade. Munique iria ficar pequena e o Allianz Arena iria entrar para história como palco da maior batalha de todos os tempos.
Como eu posso começar o texto dizendo que o futebol é apaixonante se o roteiro não teve um final feliz para Barcelona e Real Madrid? Justamente por isso, pois no futebol o favoritismo não entra em campo e lá são 11 contra 11 e no caso do Barcelona foi 11 contra 10 a maior parte do tempo. Quem imaginava que Chelsea e Bayern de Munique fariam a decisão tendo os maiores times da atualidade pela frente?


No futebol a palavra previsível não entra em campo e Chelsea e Bayern vão disputar uma final inédita que pode render o penta para o time alemão e a chance de entrar no hall de campeões para o time inglês. O Chelsea deve ter se inspirado na Inter de Milão que em 2010 tirou o Barcelona de forma semelhante. A tática é simples, mas se tratando do Barça tudo se complica: Recuar o time inteiro e em um contra ataque fulminante liquidar a partida. Uma tática perigosa, pois ficar o tempo inteiro encurralado tendo Messi e Cia rondando sua área não é nada fácil. Logo o Barça fez 2 gols, Terry do Chelsea foi expulso e eu mesmo disse que o time espanhol já estava na final. Ramires, brasileiro esquecido por Mano Menezes fez um golaço de cobertura e ali eu tive a certeza que o segundo tempo seria emocionante. E como foi! Messi perde pênalti, pressão do Barcelona, bola na trave e gol...do Chelsea. Não me pergunte como, mas no último minuto depois de uma intensa pressão do Barcelona, Fernando Torres sai na cara do gol em um lance que as câmeras não deram tanta certeza se ele estava impedido ou não, mas como ninguém reclamou, o Chelsea está na final. 

O time inglês chegara a sua segunda final de Liga dos Campeões eliminando o todo poderoso Barça, time que já tinha sentido esse gostinho anos antes na mesma competição e em duas partidas memoráveis, sendo a última no Stanford Bridge, casa dos blues. Na ocasião, o Barcelona eliminou o Chelsea também nas semifinais e depois se sagrou campeão vencendo o Manchester Utd. A vingança estava completa e o time inglês mereceu chegar a essa final, pois os jogadores foram competentes na defesa e super eficientes no ataque.

Certamente Madri recebeu essa notícia às gargalhadas, afinal o título do campeonato espanhol é iminente e o passaporte para a final da Liga dos Campeões é concebido com uma vitória simples de 1x0. Em 14 minutos Cristiano Ronaldo já tinha feito 2 gols e a torcida merengue já dava como certa a classificação. Esqueceram de avisar ao Bayern que descontou e empatou a disputa em 3x3. Com empate em pontos, gols feitos em casa e gols feitos fora, a decisão foi para a prorrogação, mas continuou na mesma. Decisão de pênaltis a vista e o que era sonho para José Mourinho e companhia logo se tornou pesadelo nas cobranças de Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos. A classificação foi para o espaço e Neuer, goleiro do Bayern, se tornou o grande herói da noite pegando as cobranças dos dois principais craques do Real.

Barcelona e Real Madrid se abraçaram juntos e se despediram da principal competição da Europa para frustração de seus torcedores e dos amantes do futebol em geral. Quem não gostaria de assistir a uma final desse porte num momento em que Messi e Cristiano Ronaldo são soberanos? Logicamente com esses elencos, Barcelona e Real Madrid podem se enfrentar naturalmente nas finais das próximas edições, mas há várias possibilidades que podem frustrar os fãs. O desempenho em campo é o primeiro fator, pois um pontinho perdido e uma colocação perdida na fase de grupos podem fazê-los se encontrar logo nas Oitavas de Final. O segundo fator é o sorteio que pode antecipar essa final logo nas Quartas de Final ou Semi Finais, evitando assim o cruzamento na Final. E o último e mais óbvio fator é vencer seus adversários no mata mata. Não adianta ter a possibilidade de ver Real Madrid x Barcelona na final, sendo que a possibilidade é real, se os dois decepcionarem como nessa edição da Liga dos Campeões. 

Agora é ligar a televisão no dia 19 de Maio às 16h e acompanhar a grande final entre Bayern de Munique x Chelsea no Allianz Arena, ou seja, os alemães já levam vantagem em poder jogar em casa. Quem sabe isso não foi a motivação a mais para conseguir vencer o Real Madrid? A torcida certamente comparecerá em peso e o Chelsea terá que botar a frieza inglesa em campo para não ceder à pressão. Mesmo o público apostando numa final entre Barcelona x Real Madrid, Bayern x Chelsea não deixa de ser um duelo de gigantes. É esperar pra ver e escolher pra quem torcer. Eu já tenho o meu!