Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Anderson Silva Vs Chael Sonnen: A disputa pelo cinturão da arrogância no UFC.


No dia 7 de Julho de 2012, Las Vegas será o palco da tão aguardada revanche entre Anderson Silva vs Chael Sonnen. Em 2010, ambos se enfrentaram na disputa do cinturão da categoria médio e apesar do domínio de Sonnen em todos os rounds, Anderson Silva conseguiu uma finalização nos últimos minutos da luta e conseguiu a vitória. Sonnen não engoliu até hoje essa derrota e se auto proclama o verdadeiro campeão dos médios.

Como lutadores ambos já possuem um grande número de vitórias, porém Anderson Silva leva vantagem por ser o campeão e manter o cinturão por 9 combates. É bem verdade que nessa categoria a competitividade não é tão grande como no meio-pesado, onde o cinturão já passou por vários lutadores até encontrar em Jon Jones, o seu detentor e adversário a ser batido. A personalidade de ambos é o que chama a atenção dentro e fora do octógono. Anderson Silva e Chael Sonnen já protagonizaram intensas provocações entre si e com outros adversários.
Vamos começar pelo falastrão como é conhecido o estadunidense Chael Sonnen. Ele já humilhou o Brasil e os brasileiros por diversas vezes e é mais lembrado na mídia por suas provocações do que pelas conquistas. Chael Sonnen já disse que o Brasil é um país sem computadores e que as crianças brincam na lama, ou seja, nos colocou como um local subdesenvolvido e em plena miséria quando na verdade somos uma das economias mais importantes do mundo.

Não bastassem essas idiotices, ele resolve também atacar os lutadores brasileiros. O próprio Anderson Silva é o alvo preferido dele, o qual o define como “farsa”. Ele teve a coragem de ir a um programa de TV com uma réplica de um cinturão se auto intitulando “verdadeiro campeão” e disparando contra Anderson Silva chamando-o diversas vezes de fraude. Wanderlei Silva que é lenda no Japão por ser campeão do extinto Pride também já foi vítima dos ataques do falastrão. A falta de respeito foi tão grande que o “Cachorro Louco” foi chamado de ex-brasileiro e inválido por morar nos Estados Unidos e não conseguir repetir as atuações que o consagraram no Japão. E para piorar, o falastrão não tinha o que fazer e foi mexer com os irmãos Nogueira, que são lendas no esporte e são conhecidos por não entrar em contenda com ninguém. Minotauro repudiou tais provocações e disse que isso só alimenta o preconceito nos Estados Unidos, país que segundo ele, não é receptivo aos latinos americanos.

Eu queria poder dizer que eu estava louco para o Anderson Silva quebrar a cara desse infeliz, mas olhando o histórico do “Spider”, percebe-se que o brasileiro também já deu suas escorregadas. A pior delas em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos contra Demian Maia, quando sua performance beirou o ridículo e fez o próprio presidente Dana White esbravejar e sair sem ver o final da luta. O comportamento durante a luta foi altamente desrespeitoso a Demian Maia, que é brasileiro e merecia muito mais respeito. A torcida em Abu Dhabi começou gritando “Silva Silva” e depois passou a gritar “Maia Maia”. 

Anderson Silva passou a maior parte do tempo provocando Maia, chamando seu compatriota para luta sem demonstrar respeito e dançando no octógono. Além disso, Anderson ainda deu tapas em seu próprio rosto e abaixou a guarda, mostrando que seu oponente não tinha como vencer o campeão. Anderson Silva venceu a luta por decisão unanime dos jurados, mas saiu altamente vaiado de Abu Dhabi. Dana White ficou enfurecido e disparou: - Nunca estive tão constrangido. Isso foi uma desgraça e é sem dúvida o meu pior momento como presidente do UFC. Era um grande evento para nós e ninguém apoiou Anderson mais do que eu. Acho que ele tem muito talento, mas se você tem tanto talento, seja como Mike Tyson. Derrote o outro cara em dois minutos ao invés de ficar brincando como um idiota por cinco rounds. Foi a coisa mais horrível que já vi. Não sei por que ele agiu daquele jeito. O pior é que ele acha que não precisa se desculpar com os fãs. Eu estou pedindo desculpas, e eu não agi como um idiota durante os cinco rounds. Depois do caso passado, Anderson Silva pede desculpas a Demian Maia que logicamente não aceitou.

E a história quase se repete no primeiro UFC Rio, onde o “Spider” defendeu seu cinturão contra o japonês Yushin Okami, mas a mídia não caiu em cima porque a luta não passou do 2º round. O oponente claramente era mais fraco, mas isso não dá o direito de ser humilhado dentro do octógono. Não teve relatos de provocações, dancinhas e tapas na cara, mas algo me chamou a atenção na luta, mas não vi grandes comentários. Em dado momento da luta Anderson Silva derruba seu oponente e ao invés de encerrá-la com nocaute ele prefere por as mãos na cintura, abrir a guarda e chamar seu adversário para se levantar e apanhar novamente. Uma tremenda humilhação para o japonês que se levantou e infelizmente para minha torcida apanhou, caiu novamente e levou o nocaute. Para mim isso também é uma falta de respeito com o adversário. É como se ele falasse: - Eu poderia te dar uma surra agora, mas não quero terminar a luta, pois quero te bater mais e dar show em meu país, então se levante, pois assim tá muito fácil.

E quem se lembra da “Luta do Século” entre Anderson Silva vs Vitor Belfort? Mas Anderson Silva não achou que a luta devesse ganhar esse título, uma vez que a luta do século seria entre ele e o clone dele. Baita arrogância não é verdade?
Que o Anderson Silva é o melhor lutador de MMA do mundo, ninguém duvida, mas em minha opinião isso não dá o direito para ele desrespeitar seus adversários, uma vez que ele é referencia para outros lutadores e fãs do esporte. Ele é considerado o melhor lutador peso por peso do mundo e deveria usar esse título com bastante humildade para cativar e aumentar ainda mais a sua lista de admiradores. Chael Sonnen não é nada e ainda bota banca de melhor lutador de todos os tempos. O cara já perdeu 11 vezes sendo 4  para brasileiros, todas por finalização. Vai ver é por isso que ele tem tanto ódio dos lutadores brasileiros e essa lista pode aumentar com uma possível luta contra Vítor Belfort e até mesmo Wanderlei Silva que já foram desafiados pelo falastrão. O combate de 7 de julho só vai mostrar quem é o mais arrogante, alimentando para o vencedor um sentimento de superioridade onde quem vencer vai bater no peito e dizer: Tá vendo só? Eu disse a você que eu era o cara!

Apesar da luta passada ser dominada por Chael Sonnen, Anderson Silva não terá dificuldades para vencer essa luta, já que estará inteiro sem costelas quebradas e mais preparado. As provocações de Sonnen também servirão como motivação para o “Spider” que por sua vez terá que se concentrar bastante para não provar do próprio veneno dentro do octógono, já que é bem provável que o estadunidense repita com o brasileiro o que ele fez com Demian Maia. O Cinturão da Arrogância estará em disputa logo logo e em breve saberemos com a incrível narração de Galvão Bueno quem será o campeão da categoria médio do UFC.