Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um Simon novamente no caminho Tricolor

Calma gente! Eu não vou falar da arbitragem dele no jogo Fluminense x Guarani, que por sinal não teve falhas e nem comprometeu a partida, tampouco o seu encerramento de carreira. Eu vim justamente falar que por causa dele o Fluminense foi campeão esse ano. Agora você deve estar pensando: "Esse blogueiro deve ter fumado um baseado pesado. Como ele fala que o cara fez uma boa arbitragem e depois vem dizer que por causa dele o Fluminense foi campeão?"  Pois bem, iremos fazer uma breve viagem a 2009.
O dia era 08/11/2009 e o até então líder do campeonato Palmeiras vistara o Maracanã para jogar contra o desesperado Fluminense que tinha apenas 33 pontos e ocupava a zona da degola. Eis que surge o lance polêmico. Num cruzamento, Obina toma a frente do zagueiro e cabeceia no canto, porém o árbitro Carlos Eugênio Simon enxerga uma falta que ao meu ver não existiu. E o conceituado comentarista Arnaldo César Coelho também opinou dessa maneira.

Confira o vídeo no link abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=jdAQ8pok-FE

No segundo tempo Fred marca, o Fluminense vence, arranca e contradiz todas as possibilidades matemáticas que já davam o time como rebaixado.
Chega de enrolação e vamos ao ponto chave desse post, o momento onde eu quero chegar. O campeonato na parte debaixo terminou assim :
Supondo que o gol do Palmeiras não fosse invalidado, a partida poderia terminar em 1x1, o Fluminense marcaria apenas um ponto e deixaria de somar esses dois, ficando com 44 pontos no final na 17 colocação.
Traduzindo: O Fluminense jogaria a segunda divisão em 2010 e não teria chances de ser campeão brasileiro da Série A.
Não estou desmerecendo o título do Fluminense em 2010, que ao eu ver mereceu sim ganhar, jogando um futebol bonito e objetivo, mas o destino foi cruel colocando o mesmo Simon para apitar e encerrar a carreira numa partida que nem existiria, mas que foi realizada graças a um erro grotesco que ele ainda insiste em dizer que acertou.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Sergipano e o Sergipanês

-Filho já comprou o pão jacó?
-De hoje mãe
-Naonde ?
-Fui na outra padaria, dei um arrodeio grande da peste
-Deixe de conversa moleque
-Se você não acredita então é nenhuma

Entendeu algo? Falei grego? Se você não é sergipano fica tranquilo que irei explicar tudo isso agora.
Todo lugar tem suas gírias e peculiaridades e aqui em Sergipe não poderia ser diferente. Apesar de ser um estado pequeno, o dicionário sergipanês é farto e é justamente sobre ele que comentarei a respeito.
Vamos a historinha então:
Você sabe o que é pão jacó? Alguma vez você foi na padaria e pediu pão jacó? Aqui é como se pede o tradicional pão francês. A expressão "de hoje" certamente só será compreendida nesse texto pelos sergipanos, pois se alguma pessoa de fora ler vai pensar que está se tratando do pão. "De Hoje" quer dizer  "há muito tempo" e geralmente o sergipano estende mais a letra "o" falando mais ou menos "De hooooooje". E "Naonde"? O sergipano fez uma junção da preposição em+a  (na) com o advérbio aonde, criando essa palavra que é dita erradamente mas que faz parte do nosso cotidiano. Mas uma coisa eu tenho certeza. Você já deu um arrodeio em algum dia da sua vida. Tá duvidando? Relaxa que essa palavra não tem nenhuma ligação com os rodeios. Arrodeio é simplesmente dar uma volta enorme em um lugar que poderia se chegar num caminho mais curto. "Deixe de Conversa" talvez seja o dito popular mais fácil de entender até agora. "Deixe de conversa" quer dizer descrença, algo que não se acredita. E "Nenhuma" o que significa? Pesquisei no dicionário Aurélio e vi a seguinte definição: falta ou ausência total de: não tem nenhum amigo. (Indica ausência de quantidade, em frases negativas.) / Nem um. Mas no dicionário sergipanês "Nenhuma" tem um outro significado. Quer dizer "Sem problema algum".
E eu como bom sergipano falo gírias também e muitas delas me fazem rir por ser até algo sem lógica como por exemplo: "Rapaz". Você que não é sergipano deve estar perguntando "e rapaz lá é alguma gíria?" e eu vou responder que sim sabe por que? Porque essa palavra a gente usa para se referir a idoso, adulto, criança, rapazes (lógico) e MULHERES (acredite se quiser). Se você mulher turista for abordada por um homem e ele te chamar de "Rapaz" não ache que ele esteja pensando que seja lésbica. É sem lógica, mas é um dito popular que todo sergipano usa.

E para facilitar sua vida para você ficar esperto na hora de trocar uma ideia com um sergipano, vou deixar aqui o Dicionário Sergipanês criado por Glauco Vinicius da infonet.com


Pão jacó: pão francês
Perainda: junção dos termos espere e ainda. Quer dizer, fique esperando.
Avexada (o): com pressa
Aquéte (aquiete) o faixo: usada para pedir que alguém contenha os ânimos, ou simplesmente que fique calma
De hoje: Há muito tempo
De hoje a oito: Daqui há uma semana
Mulher: mesmo quando se sabe o nome da pessoa a expressão é utilizada repetitivamente em uma conversa
Niuma (nenhuma): sem problema algum!
Fi (a) do cabrunco (filho do cabrunco): realça as qualidades de alguém, tanto positivas quanto negativas
Botou pá (pra) lá: arrebentou, fez muito bem. Pode ser substituída pelas expressões ‘botar pá lascar’, ‘botar pá descer’, ‘botar pocando’.
Da gota: dá ênfase a algo/alguém muito bom ou ruim
Pense: você nem imagina
E foi?: demonstra surpresa em relação à história relatada
Pegar o beco: ir embora
Caçando: procurando
Brenha: lugar muito distante
Vixe: adaptação da palavra ‘virgem’, substituindo a expressão ‘Virgem Maria’
Deixe de conversa: utilizado quando alguém não acredita, ou não quer acreditar, em uma história
Azuado (a): cheio de tarefas a cumprir, estressado
Meladinha: bebida feita com cachaça, cebola e tempero verde, servida tradicionalmente quando um bebê nasce. Muito comum em alguma zonas rurais do Estado.
Divera: derivada da expressão ‘de fato’, usada quando alguém se lembra de algo. Muito usada nas zonas rurais.
Rapaz: a palavra é usada para se referir a idosos, adultos, crianças, mulheres, moças e, por que não, a rapazes!
Avie (aviar): provavelmente derivada da palavra ‘avião’, é usada para pedir pressa a alguém
Már menino (mas menino): expressão usada para discordar de algo
Vou não: hábito dos sergipanos e nordestinos de forma geral, em colocar o verbo antes do advérbio
Mangando (mangar): apesar de estar no dicionário da língua portuguesa, apenas é utilizada na região Nordeste. Significa rir, tirar sarro.
À pulso: na marra, na força
Arrodeou (arrodear): dar uma volta completa em torno de algo ou alguém
Pois... : é uma espécie de palavra-chave no dialeto sergipano, principalmente na capital. É usada nas mais diversas situações: dúvida, discordância, desprezo, etc.
Me picar (se picar): ir embora. Surgiu da antiga expressão ‘picar a mula’
Bora embora: A expressão secular foi se modificando: ‘vamos em boa hora’ se transformou em ‘vamos embora’, que virou ‘vambora’, que ainda foi diminuída a ‘bora. O sergipano usa a repetição ‘Bora embora’.
Painho: forma carinhosa de se referir ao pai e à mãe (mainha), típico dos nordestinos.
Tá cá peste (está com a peste): expressa a descrença em uma hipótese, quando não se acredita que alguém vai tomar determinada atitude.
Tototó: barcos de pequeno porte, muito utilizados em Sergipe antes da construção da ponte João Alves, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros. Recebeu esse nome pelo barulho que o motor emite.
Mô fio (meu filho): gíria urbana, muito utilizada no tratamento entre amigos. O sergipano reduziu as duas palavras que, quando pronunciada, parece uma só.
Baba: partida de futebol descontraída, não oficial. Chamada de ‘pelada’ em outras regiões do país.
Nestante: abreviação da expressão ‘neste instante’. Apesar de dar idéia de presente, também é usada em frases no passado e no futuro.
Que só: expressão utilizada para dar idéia de intensidade.
Ruma: amontoado de coisas ou pessoas; o mesmo que ‘um monte’
Barriar (barrear): ficar irritado, com raiva; em sergipanês, barriar também pode ser ‘ficar azedo’
Ochente: simplifica a expressão ‘Oh, gente!’
Óia [Olha], deixe dessa: aconselha a não fazer algo ou deixar de lado algum sentimento. Pode substituir as expressões “não faça isso” ou “não pense assim”
Valeime: usado em situações de espanto ou desespero
Arretado: serve para qualificar algo ou alguém positivamente
Gastura: aflição, mal estar
E foi, foi? : repetição utilizada pelos sergipanos para enfatizar a dúvida
Eita pêga: expressão para momentos de desespero ou alegria. Ex: “Eita pêga, que coisa boa!”; “Eita pêga, o que eu faço agora?”   
Naonde: substitui, em alguns casos, o advérbio onde
Paia (de Palha, como Palhas de Coqueiro): coisa, pessoa, situação de pouco valor. E, para variar, pode ser usado também em sentido positivo.
Fi do cranco: semelhante a ‘fio do cabrunco’
Capar o gato: o mesmo que sair apressado, ‘pegar o beco’
Uma: usada para quantificar, dar idéia de muita coisa ou muitas pessoas
Eita gota: utilizada para demonstrar espanto, semelhante a ‘eita pêga’
Marroque: outra expressão para pão francês, assim como também são ‘pão d’água’, ´pão de sal’ e ´pão jacó’
Apois: expressa descrença 
Viu: substitui o OK ou simplifica a palavra 'ouviu' 
Esmolé: pessoa que pede esmolas nas ruas
Caixa de fósforo: expressão que se dá quando o indivíduo está contando uma história e antes de terminar , ele usa a expressão porque não tem argumento para terminá-la. 
Vôte: expressão usada mais pelos mais velhos, que quer dizer, que negócio estranho
Baleio: farra, brincadeira
Pisadinha: passeata em tempos de campanha eleitoral 
Ô peste: euforia, entusiasmo 
Pra caraio: dá ênfase a algo 
Mangelão: jamelão

Aracaju, a capital do pequeno grande estado de Sergipe

Hoje resolvi falar um pouco da cidade onde eu nasci, cresci e moro até os dias de hoje. Como falei no título, Aracaju é a capital do menor estado do Brasil, Sergipe, sendo composta por uma população que segundo o Censo 2010, ultrapassou os 570mil habitantes, isso sem levar em consideração a Grande Aracaju.
A cidade é muito boa para se viver e é considerada por muitos uma capital provinciana, pois temos um cenário urbano com comportamentos de interior. É muito comum em Aracaju você ir em algum lugar e se encontrar casualmente com algum amigo ou ainda ter amigos em comum com uma pessoa que você acabou de conhecer. É normal Fulano conhecer Cicrano que por sua vez é amigo de Beltrano e por aí vai. É por isso que muitos homens aqui pensam duas vezes na hora de chifrar suas mulheres porque tudo se descobre.


Para quem é turista, Aracaju tem vários lugares bonitos para se conhecer. Não gosto muito de falar de políticos, mas tenho que reconhecer que os últimos governantes, tanto estadual como municipal, têm feito um trabalho muito bom de infraestrutura, o que vem aumentando muito o fluxo de turistas na capital. Tanto é que empresas aéreas como Azul, Avianca, Trip , Noar, além das tradicionais Gol e Tam, já operam voos regulares. O turista que aqui pisar e pensar que vai encontrar uma roça com jumentos na rua, cactos plantados e terra vemelha, (visão maldita imposta pela mídia que colocou o Nordeste como uma desgraça devido aos tempos da seca) vai se enganar, pois o que mais se vê aqui são empreendimentos imobiliários. Isso de certa forma é legal, pois mostra o desenvolvimento de uma cidade e o crescimento do setor de construção civil, porém futuramente isso vai esquentar ainda mais a cidade já que a circulação do vento ficará comprometida. Falando em clima, Aracaju tem uma temperatura média anual beirando os 26 graus, ou seja, bem quente. No inverno as temperaturas chegam a fazer mínimas entre 21 e 23 graus, o bastante para fazer o sergipano sair de manga comprida nas ruas, o que me faz rir bastante.



Quanto aos pontos turísticos temos a Orla de Atalaia, citada por muitos como uma das mais bonitas do Brasil, tendo bares e restaurantes onde você pode tomar sua cerveja e saborear o caranguejo, prato típico da culinária sergipana. Dá também para cair no mar, já que aqui as aguas são mornas, perfeitas para o banho (antes de cair na água certifique-se com alguma pessoa ali mesmo se aquela região é própria para o banho) .
                                                                   Arcos da Orla de Atalaia 


                                                                                  Região dos Lagos na Orla de Atalaia


Temos também o Calçadão da 13 de Julho onde podemos caminhar, desfrutar de uma bonita paisagem e porque não paquerar um pouco? Muitos homens e mulheres vão pra lá diariamente para deixar seu corpo em forma.

                                                                                            Calçadão da 13 de Julho 


O Centro Histórico é uma opção muito boa também para quem gosta antiguidades, e agora com o Palácio Museu Olimpio Campos revitalizado, a praça Fausto Cardoso ganhou um charme a mais, principalmente a noite, quando ganha uma iluminação magnífica.

                                                                                     Palácio Museu Olímpio Campos
Pertinho dali ainda tem a Catedral Metropolitana e mesmo que você nao seja católico vale a pena conferir. Para quem adora tomar uma cervejinha admirando uma paisagem natural, a Orlinha do Bairro Industrial é uma boa pedida, pois ali você estará as margens do Rio Sergipe com vista para a Ponte Aracaju-Barra.


                                                                                          Catedral Metropolitana


                                                  Orlinha do Bairro Industrial. Ao fundo a Ponte Aracaju-Barra

Se ainda sobrar tempo você pode passar no Parque da Cidade andar de teleférico, tendo uma vista panoramica da cidade e ainda visitar o zoológico. Falando em vista, a Igreja Santo Antonio localizada no Alto da Colina, proporciona uma bela vista também, sem falar na beleza da própria igreja.

                                                                                      Teleférico no Parque da Cidade
                                                                                                 Igreja Santo Antonio

Recentemente ganhamos um novo ponto turistico (que eu sinceramente ainda nao conheci) que é a Orla do Por do Sol. as margens do Rio Vaza Barris.

                                                                      Orla do Por do Sol
Depois de apresentar os pontos turisticos, vamos falar agora das festas. Aracaju tem duas grandes festas reconhecidas nacionalmente e muitas outras que em questão de tempo irão se consolidar também. As duas festas em questão são o Pré Caju, que por muito tempo foi considerada a melhor prévia carnavalesca do Brasil e o Forró Caju que fez de Aracaju o terceiro melhor São João do Nordeste.
O Pré Caju acontece em Janeiro, sempre na segunda quinzena e conta com bandas e artistas consagrados como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Eva, Ivete Sangalo, Margareth Menezes dentre outros.
                                                                                                     Pré Caju

Já o Forró Caju acontece no mês inteiro de junho, sendo que toda noite, alguma atração especial sobe ao palco. Os dias 13, 23, 24 ,28 e 29 de junho são os que mais lotam pois sempre tem atrações como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Falamansa, Calypso, Calcinha Preta, Alceu Valença dentre outros. Nos dias 23 e 24, o público chega a 150 mil por noite, ou seja, não tem como você nao dançar agarradinho a noite toda né? 
                                                                                                 Forró Caju

Espero que vocês tenham gostado do post e para quem não conhece ainda essa pequena grande, vale a pena conferir. No próximo post falarei do Sergipano.
Um grande abraço

Jack Sant´ Ana

domingo, 21 de novembro de 2010

Vamos abrir as pernas?

Uma certa música do Raimundos falava: "abre as pernas meu amor prepara esse roxo que você vai sentir a dor". Mas calma! Não vou falar pornografia, embora o que presenciei hoje tenha sido uma tremenda safadeza. O São Paulo abriu as pernas, o Fluminense que não tem nada a ver com isso preparou o roxo e os torcedores de Flamengo, Corinthians , Vasco, Botafogo e Cruzeiro sentiram a dor. Dor maior deve ter sido dos corintianos que na semana passada recuperaram a liderança depois de um polemico jogo contra seu adversário direto, Cruzeiro, e que hoje viu a liderança passar de mãos com uma singela mãozinha do Ralf e da boa vontade do São Paulo que nitidamente não jogou.
Vamos ao jogo. O Fluminense pressionou desde o começo, perdeu ótimas oportunidades e fez um gol ainda na etapa inicial com o zagueiro Gum. O primeiro tempo foi normal, embora o São Paulo não chegasse tanto a meta defendida pelo goleiro Berna (aliás um goleirão hein). O tricolor paulista só chegou com perigo mesmo numa cabeçada a queima roupa que foi defendida pelo goleiro do tricolor carioca com os pés. No segundo tempo é que a desgraça aconteceu.O Corinthians àquela altura empatara com o Vitória, então qualquer vitória tricolor já devolvia a liderança. Em um daqueles lances bizarros onde Léo Batista chama a vinheta do "Inacreditável Futebol Clube" , Washington recebeu um passe livre na cara do gol e jogou para fora. O detalhe do contra ataque é que Fred vinha sozinho, entrgou para Deco que cruzou para o coraçao valente. Nisso tinham quatro sao paulinos no lance que só assistiram e pouco se esforçaram para realmente impedir algo. O gol de Lucas Gaucho não me empolgou, pois tava na cara que ali era só faixada para enganar besta. Tanto é que a torcida do São Paulo nem comemorou o gol do próprio time. Pouco depois em uma enfiada de bola, Fred iria sair na cara do gol, mas o zagueiro Xandão esperto, sendo o ultimo homem, fez falta e corretamente foi expulso. Logo depois Richarlyson também foi expulso após reclamar de um lance com a arbitragem. Pensa que os jogadores foram peitar o arbitro? Que nada. A essa altura eu já estava p. da vida e nem vi o resto do jogo. Só ouvia os gritos de gol de um Luís Roberto que deixa na cara que torce para os times cariocas. O Fluminense que não é bobo nem nada, aproveitou e goleou. Fez logo quatro gols, retomou a liderança e já pode soltar o grito de campeão antecipado. Não acredito que Guarani irá complicar a vida deles (nem falei do Palmeiras, porque aí já sei que a historia vai se repetir como foi hoje). 
Por outro lado o Vasco também abriu as pernas pro Cruzeiro no intuito de prolongar o grito de campeão dos tricolores. Em menos de meia hora de jogo a Raposa já vencia por 3x0. E o Vasco é tão rival do Fluminense como o São Paulo é do Corinthians. Embora o Cruzeiro tenha poucas chances de titulo, nada é impossivel se tratando de Brasileirão.
Isso é ruim para o campeonato mais disputado do mundo que pode ganhar fama de mafioso. Ano passado mesmo o Gremio abriu as pernas para o Flamengo, pois jamais queria entrar na historia ajudando um rival. Essa não foi a primeira e nem será a ultima vez que acontecerá. A rivalidade ultrapassa as barreiras do profissionalismo e as vezes  coroa um time que nem foi merecedor daquilo. Esse campeonato não me empolgou muito, pois não vi nenhum time encantar tanto e manter uma regularidade legal. Defino esse como o campeonato dos vacilões, pois Fluminense, Corinthians e Cruzeiro tiveram a faca e o queijo na mão para disparar e ser campeão quando estiveram na liderança, mas todos eles tropeçaram e ninguém aproveitou o erro de ninguém. Vai vencer o Fluminense, que vacilou menos e tem um elenco muito forte comandado por um excelente treinador. Para o futebol carioca vai ser bom, pois depois de anos e anos sendo criticado e humilhado pelos paulistas, a dupla Fla-Flu pode recolocar em dois anos seguidos, como melhor futebol do Brasil.

Dia 20 de Novembro: Dia das consciências negra e rubro-negra.

 


Era um sábado lindo, sem chuva, Engenhão lotado, Flamengo em campo e...lutando para não ser rebaixado. O clima favorável não se traduz ao momento que passa o Rubro Negro carioca, porém a torcida abraçou a causa, fez sua parte e jogou junto com o time. Ou melhor, tentou jogar, porque quem estava no Engenhão roeu as unhas até o apito final.
Parecia que o Flamengo enfim iria deslanchar, pois logo aos dois minutos Renato cobrou falta com perfeita categoria que até lembrou o gol do Pet em 2001 numa versão inversa, pois quem conhece o Renato sabe que ele é canhoto. Torcida feliz, Flamengo ganhando, time partindo pra cima, mas esqueceram de falar que o Guarani não estava morto. Tudo bem que o Bugre de Campinas não vencera há dez partidas, sendo que nos últimos sete confrontos, marcou apenas um gol. Nem o mais pessimista dos flamenguistas iria imaginar que justamente agora o Guarani iria fazer gol e acabar complicando com a vida do Rubro Negro. Mas a ultima vitoria do Bugre foi justamente em cima de um carioca, o Vasco, e não é que aos 13 minutos o time de Campinas empatou? Também numa cobrança de falta, porém sem a maestria do primeiro gol da partida. Era quase um escanteio, Baiano cobrou da esquerda, a bola quicou e enganou o goleiro Marcelo Lomba. Pronto, o inferno voltou. Guarani empatou, Flamengo enervou, Luxemburgo xingou e a torcida vaiou.....sobrou pro Marcelo Lomba que foi crucificado pelo gol sofrido e ainda ouviu o coro de Bruno. O cenário estava desfavorável e o Guarani passou a ter mais controle da partida.  O Flamengo tentava, mas visivelmente estava abalado. O atacante Deivid torceu o tornozelo e deu lugar ao jovem Diego Maurício. Não sei se isso pode se encaixar no cenário de bruxaria que ali estava montado, pois Deivid até então não empolgou e esse garoto Diego Mauricio vem mostrando muito mais personalidade do que o veterano. O Flamengo passou a ficar mais veloz com um novo ataque D2 (Diogo e Diego Mauricio), mesmo assim a falta de um matador para empurrar a bola para dentro ainda incomodava. Muitos flamenguistas devem sentir falta do Adriano.

A historia começou a mudar com a entrada de Diego Mauricio que parece que vai substituir Obina no quesito “O Iluminado”. Ele já tinha marcado gol contra o Prudente, sofrido pênaltis importantes e entrado bem em outras partidas. Já está lapidado para ser o novo xodó do Flamengo (quem sabe até o novo Anjo Negro?). O garoto entrou, partiu pra cima e num lance que Diogo errou, a bola sobrou para ele que chutou forte e colocou de novo o Flamengo na frente. E mais uma coisa estranha aconteceu nesse momento. Imagine a cena. Flamengo na frente, 35 mil torcedores gritando, o garoto sai do banco e faz o gol que depois se consolidou como o da vitória, momento perfeito para uma comemoração em equipe, certo? Errado. O coitado do garoto comemorou sozinho a maior parte do tempo até que Renato, autor do primeiro gol, foi lá abraçá-lo. O clima anda tão tenso no Flamengo que até quando os momentos alegres aparecem, ninguém se manifesta.
Final do primeiro tempo, início do segundo e o Guarani com muita coragem passa a tentar empatar o jogo, pois esse resultado deixa o Bugre na zona de rebaixamento com chances reais de cair para segunda divisão já no próximo confronto. O time de Campinas atacou, o Flamengo se fechou, e a torcida se calou. Naquele momento a tensão era visível em cada olhar rubro negro. Estava claro que o Flamengo queria administrar o resultado de 2x1, sem querer tentar o terceiro. O alivio veio no apito final e parecia que ali o Flamengo tinha conquistado um campeonato. Atrevo-me a dizer que essa comemoração teve uma intensidade tão forte quanto a do ano passado, quando o Flamengo conquistou o Brasileirão.
No dia da Consciência Negra, dois negros fizeram com que rubros negros não voltassem com a consciência pesada para casa. E falando no dia das Consciências, vai um recado para toda torcida Rubro Negra. Tenham consciência de que o Flamengo é um time grande e não deve nunca passar por esses momentos, logo, não podemos nos alegrar de tal forma como foi, sendo que estamos lutando para não cair. Se nada mudar, o rebaixamento acontecerá, pois não é a primeira vez que a gente passa por esse sufoco. A diretoria tem que entender que uma gestão começa no gabinete e havendo problemas lá, conseqüentemente haverá em campo. Seria hipocrisia falar que o caso Bruno não afetou o time do Flamengo em campo, mas não podemos esquecer que Zico, maior ídolo da historia do time pediu demissão e a atual gestão agiu normalmente como se tivesse perdido um funcionário qualquer. Fora que o Império do Amor estava com os dias contados e nada foi feito para contratar jogadores à altura para substituí-los. Chegou o ataque D2, bem depois de Vagner Love e Adriano deixarem o Brasil, mas como era de se esperar não deram conta do recado. Afinal os caras entraram numa tremenda roubada, pois estavam fora de forma, vindos de países com estilos diferentes e com a pressão de reverter aquele que no momento era o pior ataque da competição. Isso só mostra a falta de planejamento da Sra Patrícia Amorim que a meu ver, não faz uma administração digna de uma mulher de coragem, como ela mesmo dizia antes de assumir. Ponham a mão na consciência, pois a chave do sucesso chama-se PLANEJAMENTO. Que o ano de 2011 não seja tão infeliz quanto esse e que vocês tenham consciência que estão à frente do clube de maior torcida do mundo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Conhecendo o Jack Sant´ Ana

Depois de ver tantos amigos meus nesse meio, resolvi entrar nessa também. E para começo de hitoria, creio que nada melhor do que falar um pouco sobre a pessoa que vos escreve.

Meu nome é Thiago Sant Ana Jacaúna, mais conhecido como Jacka, Jack ou simplesmente Jacaúna. Como voce pode ter percebido, Thiago é um nome morto para mim, servindo apenas para compor minha identidade. Nesse blog pretendo falar sobre diversos assuntos, não me prendendo a um em especial. Gosto de futebol, politica, assuntos ligados a intolerencia, viagens e principalmente Comunicação Social que é a minha grande paixão.
Já que toquei nesse assunto, sou aspirante a publicitário, tendo um sonho de também ser jornalista. O sonho de se tornar publicitário está bem mais proximo e creio que em breve estarei exercendo essa bela profissão.
Quanto ao gosto musical, tenho preferencia por rock, sendo que hoje em dia não tenho preconceitos com outros estilos musicas como foi em outrora. Aprendi que publicitario lida com diversos publicos com diferentes estilos e culturas e ter preconceito e não aceitar outras manifestações (seja ela musical, religiosa etc) é limitar seu mercado e consequentemente ter menos sucesso.
Quanto ao futebol sou Flamengo e Confiança, um time de Aracaju, cidade onde eu moro. Comentarei muito sobre futebol e procurarei a imparcialidade para não ser tendencioso e acabar ofendendo torcedores de outras equipes. O fato de eu ser rubro negro não quer dizer que sempre irei puxar sardinha pra meu time. Quando ele está ruim e merece perder, eu meto a lenha mesmo sem dó nem piedade.
Espero que vocês gostem e opinem sobre os assuntos que aqui abordarei e quero dizer que estou sujeito a criticas e a elogios. Fiquem a vontade para comentar o que bem entender.
Um Grande Abraço

Jack Sant ´Ana