Hoje resolvi falar um pouco da cidade onde eu nasci, cresci e moro até os dias de hoje. Como falei no título, Aracaju é a capital do menor estado do Brasil, Sergipe, sendo composta por uma população que segundo o Censo 2010, ultrapassou os 570mil habitantes, isso sem levar em consideração a Grande Aracaju.
A cidade é muito boa para se viver e é considerada por muitos uma capital provinciana, pois temos um cenário urbano com comportamentos de interior. É muito comum em Aracaju você ir em algum lugar e se encontrar casualmente com algum amigo ou ainda ter amigos em comum com uma pessoa que você acabou de conhecer. É normal Fulano conhecer Cicrano que por sua vez é amigo de Beltrano e por aí vai. É por isso que muitos homens aqui pensam duas vezes na hora de chifrar suas mulheres porque tudo se descobre.
Para quem é turista, Aracaju tem vários lugares bonitos para se conhecer. Não gosto muito de falar de políticos, mas tenho que reconhecer que os últimos governantes, tanto estadual como municipal, têm feito um trabalho muito bom de infraestrutura, o que vem aumentando muito o fluxo de turistas na capital. Tanto é que empresas aéreas como Azul, Avianca, Trip , Noar, além das tradicionais Gol e Tam, já operam voos regulares. O turista que aqui pisar e pensar que vai encontrar uma roça com jumentos na rua, cactos plantados e terra vemelha, (visão maldita imposta pela mídia que colocou o Nordeste como uma desgraça devido aos tempos da seca) vai se enganar, pois o que mais se vê aqui são empreendimentos imobiliários. Isso de certa forma é legal, pois mostra o desenvolvimento de uma cidade e o crescimento do setor de construção civil, porém futuramente isso vai esquentar ainda mais a cidade já que a circulação do vento ficará comprometida. Falando em clima, Aracaju tem uma temperatura média anual beirando os 26 graus, ou seja, bem quente. No inverno as temperaturas chegam a fazer mínimas entre 21 e 23 graus, o bastante para fazer o sergipano sair de manga comprida nas ruas, o que me faz rir bastante.
Quanto aos pontos turísticos temos a Orla de Atalaia, citada por muitos como uma das mais bonitas do Brasil, tendo bares e restaurantes onde você pode tomar sua cerveja e saborear o caranguejo, prato típico da culinária sergipana. Dá também para cair no mar, já que aqui as aguas são mornas, perfeitas para o banho (antes de cair na água certifique-se com alguma pessoa ali mesmo se aquela região é própria para o banho) .
Arcos da Orla de Atalaia
Região dos Lagos na Orla de Atalaia
Temos também o Calçadão da 13 de Julho onde podemos caminhar, desfrutar de uma bonita paisagem e porque não paquerar um pouco? Muitos homens e mulheres vão pra lá diariamente para deixar seu corpo em forma.
Calçadão da 13 de Julho
O Centro Histórico é uma opção muito boa também para quem gosta antiguidades, e agora com o Palácio Museu Olimpio Campos revitalizado, a praça Fausto Cardoso ganhou um charme a mais, principalmente a noite, quando ganha uma iluminação magnífica.
Palácio Museu Olímpio Campos
Pertinho dali ainda tem a Catedral Metropolitana e mesmo que você nao seja católico vale a pena conferir. Para quem adora tomar uma cervejinha admirando uma paisagem natural, a Orlinha do Bairro Industrial é uma boa pedida, pois ali você estará as margens do Rio Sergipe com vista para a Ponte Aracaju-Barra.
Catedral Metropolitana
Orlinha do Bairro Industrial. Ao fundo a Ponte Aracaju-Barra
Se ainda sobrar tempo você pode passar no Parque da Cidade andar de teleférico, tendo uma vista panoramica da cidade e ainda visitar o zoológico. Falando em vista, a Igreja Santo Antonio localizada no Alto da Colina, proporciona uma bela vista também, sem falar na beleza da própria igreja.
Teleférico no Parque da Cidade
Igreja Santo Antonio
Recentemente ganhamos um novo ponto turistico (que eu sinceramente ainda nao conheci) que é a Orla do Por do Sol. as margens do Rio Vaza Barris.
Orla do Por do Sol
Depois de apresentar os pontos turisticos, vamos falar agora das festas. Aracaju tem duas grandes festas reconhecidas nacionalmente e muitas outras que em questão de tempo irão se consolidar também. As duas festas em questão são o Pré Caju, que por muito tempo foi considerada a melhor prévia carnavalesca do Brasil e o Forró Caju que fez de Aracaju o terceiro melhor São João do Nordeste.
O Pré Caju acontece em Janeiro, sempre na segunda quinzena e conta com bandas e artistas consagrados como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Eva, Ivete Sangalo, Margareth Menezes dentre outros.
Pré Caju
Já o Forró Caju acontece no mês inteiro de junho, sendo que toda noite, alguma atração especial sobe ao palco. Os dias 13, 23, 24 ,28 e 29 de junho são os que mais lotam pois sempre tem atrações como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Falamansa, Calypso, Calcinha Preta, Alceu Valença dentre outros. Nos dias 23 e 24, o público chega a 150 mil por noite, ou seja, não tem como você nao dançar agarradinho a noite toda né?
Forró Caju
Espero que vocês tenham gostado do post e para quem não conhece ainda essa pequena grande, vale a pena conferir. No próximo post falarei do Sergipano.
Um grande abraço
Jack Sant´ Ana
Olá, boa noite!
ResponderExcluirGostaria de solicitar que ao texto (ou à legenda da imagem) seja acrescentada a informação de que as fotos da Orla Pôr-do-Sol são de minha autoria. É possível verificar que no canto inferior direito existe a minha assinatura.
Obrigado!